0800 232 1002
rogerio@rogeriovasconcellos.com

Notícias

Entenda a alta na procura por empréstimos que têm imóvel como garantia

13/04/2021 - Mercado Imobiliário

noticias

Com taxas bem menores do que outras modalidades de empréstimo, home equity começa a ganhar espaço no Brasil. Número de contratos cresceu 25% em dois anos.

O home equity – modalidade que permite a utilização do imóvel próprio como garantia do empréstimo –, vem chamando cada vez mais a atenção dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o número de contratos passou de 5.368, entre janeiro e agosto de 2018, para 6.721 no mesmo período deste ano – um salto de 25%. O valor emprestado também apresentou alta de 50% nos últimos dois anos.

Entre as explicações para o bom desempenho dessa modalidade de empréstimo estão as baixas taxas de juros oferecidas pelo home equity: em torno de 1% ao mês – bem menos do que a cobrada em empréstimos pessoais (cerca de 6,8% ao mês), e em empréstimos consignados (2,8% ao mês em média). “Pegar uma taxa de juros menor dá um fôlego fantástico para que as pessoas consigam organizar as finanças, empreender ou mesmo reformar o imóvel”, destaca Marcos Eduardo Carvalho, diretor comercial na Too Seguros.

“Estamos diante de uma solução muito mais competitiva do que linhas tradicionais, com taxas mais baratas ainda”. Incentivos para que as pessoas recorram a esse tipo de solução não faltam. Além dos juros baixos, o Banco Central (BC) anunciou, no ano passado, ajustes na metodologia de cálculo do capital exigido dos bancos para esse tipo de operação. Se antes era necessário manter um capital equivalente a 50% do valor emprestado, agora a porcentagem é de 35% caso o saldo devedor do empréstimo seja de até metade do valor de avaliação do imóvel. Em uma coletiva, em janeiro deste ano, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o home equity é “uma modalidade segura e barata”, e que tem o potencial de “desmobilizar cerca de 500 bilhões nos próximos anos”. Diante das perspectivas positivas, grandes instituições financeiras passaram a reduzir suas taxas, reforçando a oferta do produto.

 

Uma boa opção para empreendedores

O mercado também começou a chamar a atenção de startups como a Wimo, linha de home equity criada no ano passado pela corretora Wiz e a gestora Galapagos Capital. “Hoje, 80% da nossa carteira é formada por empreendedores que pegam um empréstimo para ampliar seu negócio”, diz Luis Henrique Moraes, diretor de produtos da Wiz Soluções. Entre as vantagens, diz ele, estão o prazo de pagamento estendido (de até 180 meses) a possibilidade de fazer um seguro que dilui o risco e protege o imóvel, o fato de o cliente ter a comprovação de renda facilitada, e a preservação do fluxo de caixa. “Como um novo negócio leva em torno de seis meses a um ano para decolar, o empreendedor consegue honrar com seus compromissos com mais tranquilidade, sem se descapitalizar.”

Seguro e garantias do imóvel

Entusiasta do home equity, Carvalho, da Too Seguros – parceira de startups como a Wimo –, explica que o seguro é fundamental na medida em que garante a cobertura tanto em casos de danos físicos, como incêndio, queda de raio, explosão, inundação, alagamento, destelhamento e desmoronamento, como em casos de morte do segurado ou aposentadoria por invalidez. “As coberturas podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de bancos, financeiras e dos próprios segurados e garante mais tranquilidade tanto ao tomador do crédito como para a instituição financeira.”, destaca Carvalho.

O executivo alerta ainda que a hora de instituições financeiras oferecerem esse tipo de solução é agora. “Estamos aqui para ajudá-las a tornar essa modalidade ainda mais segura. Além do seguro tradicional, estamos desenvolvendo novos produtos para atender a modalidade”, diz ele. Bancos e fintechs que queiram oferecer esses tipos de seguro ou entrar nessa modalidade de concessão de crédito com garantias e mitigação de risco em situações de inadimplência ou custos com apropriação de imóveis inadimplentes podem entrar em contato com a Too Seguros pelo site da seguradora.

Juros (bem) mais baixos

E para quem duvida do potencial dessa modalidade de empréstimo, vale destacar que, enquanto no Brasil ela representa menos de 2% do crédito residencial, nos Estados Unidos a porcentagem é de cerca de 15%. “No mercado americano, essa operação é comum e faz parte da cultura. No Brasil, muitos desconhecem o home equity e acabam ficando anos e anos no cheque especial”, alerta Carvalho.



 




Fonte: Revista Exame

Outras Notícias

Carnê-Leão

Carnê Leão – O que é? Trata-se de um recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rend...

Como declarar aluguel de imóvel no imposto de renda 2021?

Pagamento mensal de imposto só é obrigatório quando o rendimento do aluguel superar o valor de isenção de R$ 1....

Cidade maravilhosa – um guia para morar no Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 11 minutos Quem ainda não mora, tem vontade de morar no Rio de Janeiro, e quem est&aacu...

Abadi lança o Manual do Síndico

Material gratuito tem como objetivo melhorar a relação entre síndicos, administradoras e moradores A Associaç&atild...

Comprar um imóvel: o que você precisa saber antes de tomar a decisão final

Principais características no atual momento do mercado imobiliário: Existe uma grande variedade de ofertas de crédito; Me...

Traumas na transação: como manter a calma durante a compra de um imóvel

Todo mundo já passou por algum momento da vida onde as coisas não aconteceram da maneira que planejamos. As vezes tudo parece dar t&at...

Casa ou apartamento? Descubra agora o imóvel ideal para você!

Não existe a fórmula ideal para escolher seu novo imóvel. Assunto complexo e que depende de muitos fatores diferentes, decidir on...

Vender imóvel rápido: 7 dicas para acelerar as negociações

Em 2020, a pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social mudou a forma como muitas pessoas enxergavam e utilizavam seus lares. Com a neces...

Averbação de Imóvel: Você sabe o que é?

Após uma longa procura, você consegue achar o imóvel dos seus sonhos, na região que você sempre quis e por um pr...

Quais documentos você precisa para a venda de um imóvel

Vender um imóvel pode ser um processo muito complicado, além de toda a dificuldade em encontrar um comprador, é preciso levantar ...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

www.administradorapanorama.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias